ESTUDO - A Política, o Mercado de Capitais, a Pandemia, as Mídias. Discursos e Comportamento Organizacional e suas falas - Varejo e Bancos
2020 foi atingido pelo advento da pandemia do covid-19 que se estendeu por 2021. No Brasil, ela se manifestou de forma avassaladora e foi ampliada pela descrença na sua periculosidade, sendo legitimada pelos discursos do Poder Central do país, levando a um clima de grande incerteza, medo, inconsistências discursivas e falas políticas reproduzidas e manifestas em ambiente digital das redes sociais, provocando percepções de desconfiança no mercado, levando à queda dos ativos, principalmente no primeiro semestre de 2021.
Porém, ao mesmo tempo em que o cenário de incerteza se estabeleceu, alguns setores da economia cresceram exponencialmente, com indicadores significativos em seus resultados em 2020. - graças principalmente, pela migração do seu processo de negócios para o digital, atendendo ao crescimento do uso do ambiente digital para transações dos usuários isolados e da necessidade de manter no ar a atividade produtiva, via tecnologias das TICs. Estes setores foram o financeiro - bancos - e o varejo.
A pandemia exigiu, paralelamente, posicionamentos mais solidários e responsáveis, já que, naquele contexto, o Poder público demonstrava total inoperância ou provocava desestabilidade frente à urgência de soluções que minimizasse o risco crescente de paralização e de sobrevivência econômica e humana. Foi assim que o setor privado foi forçado a posicionar-se e dirigir esforços para ações de parcerias com o poder público, adotando, como preconiza o modelo de "reputaçõesvirtuosasintegradoras" que defendemos, adotando comportamento organizacional Responsável, Solidário.
O Estudo apresentado como a1a. pesquisa coletiva e colaborativa da TAcademia/NomuseLocus, apresenta como os discursos proferidos pelos Poderes constituintes do Brasil, Judiciário e Executivo, principalmente, reproduzidos em mídias tradicionais e refletidos nas redes sociais das marcas escolhidas como objetos de análise, influíram ou não, no período de maior risco e expansão da pandemia - março de 2021 - nos resultados dos ativos no mercado acionário brasileiro e como esses discursos se manifestaram nos ambientes de relacionamento em redes sociais destas marcas. Essas marcas, em suas relações midiáticas - virtual e oficiais - disseminaram discursos virtuosos ou não? O foco delas eram institucionais, mercadológicos? Os resultados e o compromisso destas marcas foram equilibrados com os resultados financeiros - exercício (2020) - obtidos? Como se colocaram em relação à reputação, em sintonia com suas relações mercadológicas com seus clientes/consumidores em suas redes sociais. Como está seu comportamento organizacional pelos seus discursos. Mas, principalmente, como esses indicadores demonstram Responsabilidade Organizacional.
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Agosto/2021