Artigo: O HERÓI CONTEMPORÂNEO DAS NARRATIVAS MIDIÁTICAS *
Este ensaio analisa a fala mítica do herói no espaço midiático do discurso da eficiência e competitividade pela adoção da tecnologia da informação no ambiente empresarial. Ela embute valores presentes projetados num futuro. No lugar midiático, aqui representado por uma revista especializada do setor de TI (que não desejamos citar), as narrativas apresentam a saga do herói. Elas apontam os desafios a serem enfrentados e através de suas falas heroicas, surgem as estratégias adotadas, os obstáculos superados, as armas utilizadas e as conquistas obtidas. Sua fala mítica coloca-o num lugar da verdade midiática com sua arma, a tecnologia, no lugar do futuro, aquele futuro disseminado pelos novos discursos de um “mundo sustentável, consciente, perfeito”.
Empresas de tecnologias, de serviços, do setor financeiro, têm na valida&
Articulista
Ana Lucia De Alcântara Oshiro, diretora acadêmica e coordenadora da T.Academia. Jornalista, iniciou no setor de TI em 1982 quando editou uma das primeiras publicações para usuário final, a MicroHobby e livros d eprogramação responsaveis pela iniciação de mais de duas geração nos meandros da programação pessoal nos microcomputadore da marca TK e Sinclair. Foi gestora de comunicação em industrias e empresas de software do setor. Criou e desenvolveu estrategias de marca e reputação para varias empresas do setor. Cobriu, como jornalista, diversos eventos historicos dos etor como o lançamento do Windows, do Apple II do PC da IBM. Participou como negociadora e consultora no conflito de marca entre Apple e Dismac nos anos 90 no Brasil.